Notícias

Evento de formação sobre a avaliação externa acontece em Florianópolis

25 de agosto de 2015

Cerca de mil professores participaram da formação

O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Florianópolis, promoveu o Encontro de Formação para a Prova Floripa. Cerca de mil professores da rede municipal, de todas as áreas e componentes curriculares, além da equipe da SME, reuniram-se com profissionais do CAEd para discutir sobre a avaliação externa em larga escala. Com carga horária de oito horas para cada grupo, a formação aconteceu no período de 17 a 21 de agosto.

O evento visou à interação dos participantes com os temas: a avaliação educacional no contexto das políticas educacionais; projeto político pedagógico, currículo e avaliação e oficina de transferência de tecnologia em avaliação externa.

Essa etapa presencial antecedeu o curso online, que terá carga horária de 16 horas, também advindo da parceria entre as instituições, com data prevista de 1º a 30 de setembro.

Florianópolis conta com a avaliação desde 2007, usando a Teoria Clássica dos Testes (TCT), metodologia cuja medida de desempenho leva em consideração o número ou o percentual de acertos dos estudantes. Neste ciclo, ocorrerá um salto qualitativo da avaliação com a utilização também da Teoria de Resposta ao Item (TRI).

A TRI calcula a probabilidade de um candidato acertar um item a partir do conhecimento que possui e o conhecimento mínimo necessário para responder a questão. Avalia também o padrão de respostas do estudante na prova, eliminando a probabilidade de acerto ao acaso.