Notícias

Aplicação da Prova Floripa mobiliza rede municipal de ensino

1 de dezembro de 2015

Estudantes do Ensino Fundamental são avaliados

No intuito de coletar informações sobre o desempenho dos estudantes para construir um diagnóstico do processo ensino e aprendizagem, a Secretaria Municipal de Florianópolis em parceria com o Centro de Políticas Públicas de Avaliação na Educação (CAEd) aplicou,  no fim de outubro, a avaliação externa de Florianópolis, a Prova Floripa.

Estudantes do 1º ao 5º ano realizaram a avaliação de Língua Portuguesa e Matemática, e os estudantes de 6º ao 9º ano, além de Língua Portuguesa e Matemática realizaram também o diagnóstico em História, Geografia, Ciências, Educação Física, Artes e Língua Inglesa.

A divulgação dos resultados dos componentes curriculares, baseado na metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI)*, está prevista para início de dezembro, no site. Na mesma data, é possível conferir dados relativos à metodologia da Teoria Clássica dos Testes (TCT), aplicada em Educação Física, Artes e Língua Inglesa, somente. Para esta, é considerado o percentual médio de acerto por descritor.

A apropriação dos resultados permite aos professores e gestores estabelecer estratégias para melhoria da qualidade de ensino.

* TRI parâmetros discriminação, dificuldade e probabilidade de acerto ao acaso são consideradas no cálculo da proficiência.